terça-feira, 20 de julho de 2010

Ciúmes!

Quem é que ainda não sentiu ?????
Eu já e admiti o facto, acho que devemos admitir evitando assim os ressentimentos. Há sempre aquela amiga ou colega que faz comichão…aquela atitude mais simpática que sabe-se lá porque naquele dia nos causou um frio no estômago.
Não deixo de ser quem sou, nem mudo a minha maneira de ser pelo facto de poder causar ciúmes à minha cara metade, isto porque também não quero que ele o faça, mas também não deixo de manifestar o meu mau estar ou desagrado e no momento as coisas são faladas. Tenho a sorte de ele comungar da mesma opinião que eu e não mudar as suas atitudes, continuar a ser verdadeiro ao meu lado. As situações acontecem normalmente sem qualquer intenção de magoar o parceiro e quando assim é resolve-se falando.
Por vezes não é a atitude que se tem mas a possível interpretação que um terceiro possa tirar das nossas atitudes, claro que é a minha opinião.
Espero nunca ter nenhuma crise aguda!

Mais qualquer coisa sobre o assunto…

Ciúme como mero sentimento
O ciúme, em princípio, é um sentimento tão natural ao ser humano como o tédio e a raiva. Nós sempre vivenciamos este sentimento em algum momento da vida, diferem apenas suas razões e as emoções que sentimos. Como todo sentimento, tem seu lado positivo e seu lado negativo.
O lado positivo: protege o amor
Nos relacionamentos onde os sentimentos de ciúme são moderados e ocasionais, ele lembra ao casal que um não deve considerar o outro como definitivamente conquistado. Pode encorajar casais a fazer com que se apreciem mutuamente e façam um esforço consciente para assegurar que o parceiro se sinta valorizado.
Ciúme potencializa as emoções, fazendo o amor se sentir mais forte e o sexo mais apaixonado. Em doses pequenas e manejáveis, ciúme pode ser um estímulo positivo num relacionamento. Mas quando é intenso ou irracional, a história é bem diferente.
O lado negativo: prejudica o amor
Às vezes sentimentos de ciúme podem ficar desproporcionais. Por exemplo, quando um homem provoca uma cena embaraçosa numa festa porque sua mulher aceita um convite para dançar com um velho amigo ou quando uma mulher é tomada de ciúmes excessivos pelo facto de o marido ter uma mulher como chefe no trabalho.
Este tipo de reacção pode afectar gravemente uma relação, levando o outro parceiro a sentir-se constantemente pisando em ovos para evitar uma crise de ciúme. O parceiro ciumento, muitas vezes ciente de seu problema, oscila entre sentimentos de culpa e auto-justificação.

(texto extraído da net)

Sem comentários:

Enviar um comentário